1 de fev. de 2012

            Em uma reunião de Núcleos de Base (NBs) do Conselho Nacional de Estudantes de Ciências (Conecs), eu e meu NB fizemos uma mística (expressão que se apropriou do MST para o que conheci no meu antigo grupo de teatro como “esquete” ou, no caso, “intervenção”) em que recitamos “Operário em Construção”, de Vinicius de Moraes.
            Breve contexto: no dia anterior (23/01), o Conecs, junto com outras entidades estudantis, trabalhistas e partidárias, fez uma marcha por Fortaleza para protestar contra a remoção da comunidade Pinheirinho ocorrida no fim-de-semana anterior, no estado de São Paulo.
            A partir do poema, da marcha, remoção e de um discurso espontâneo que fiz no segundo sábado do OcupaRio (2011), elaborei um texto que foi lido após o poema. Ei-lo:
            “Foram eleitos, nos últimos dez anos, dois governos que prometiam a diferença, que prometiam estar mais próximos do povo e das lutas dele.
Não foi o que aconteceu.
Os governos federais se aliaram a governos estaduais opressores e compactuam com a criminalização da pobreza, apóiam a limpeza étnica que vem acontecendo no Brasil.
Escolhemos o poema de Vinicius não porque remeta diretamente a Pinheirinho, mas porque o Operário Construído não se resigna em sua dor, não se recolhe em seu choro. Ele encara o opressor nos olhos e diz ‘Não’.
Estamos aqui, todos nós, dizendo ‘Não’ só de participarmos do Conecs, mas não é o bastante. Usemos nossa dor para gritar, para se indignar. Eu não quero murchar em solidariedade, quero desabrochar e quero que minhas cores violentem aqueles que me pisam.
Estamos aqui porque estamos Indignados. Estamos aqui para transformar nosso Luto em Luta.”
NB Indignados

Um comentário:

  1. Primeiro, lhe parabenizar a criar um blog. Não é nada fácil você atualizar periodicamente com o conteúdo de qualidade e também colocar a cara à tapa. Segundo, você escreve muito bem, consegue transmitir a mensagem de uma maneira suscita e clara e isso poucos têm essa característica.

    É bem provável que você esteja se perguntando quem sou. Bem, sou estudante de História da UECE, estava no EIV no período em que ocorreu o CONECS. Só tirar uma dúvida: o espaço de formação política foi aberto a outros cursos ou foi somente voltado aos/às estudantes de Ciências Sociais?

    PS: cê conhece a Ander Ciências Sociais?

    Há abraços de luta

    ResponderExcluir